H2V
ZARAGOZA

Central de produção de hidrogénio verde de 25 MW

O projeto H2V Zaragoza prevê a construção de uma unidade de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde à escala industrial no termo municipal de Zaragoza.

Foi declarado Projeto de Interesse Autonómico pelo seu impacto económico e reconhecido como projeto prioritário para o desenvolvimento económico da Comunidade Autónoma de Aragão em setembro de 2025.

Para o seu funcionamento, utilizará energia elétrica proveniente de um parque solar fotovoltaico de 40 MWp, de nova construção, propriedade da ACCIONA Energía e localizado numa parcela contígua ao eletrolisador.

A FUTURO
1 MW

A instalação contará com uma capacidade de eletrólise até 25 MW, com uma produção máxima efetiva de 3.727 toneladas de hidrogénio renovável por ano. Para o seu funcionamento, utilizará energia elétrica proveniente de um parque solar fotovoltaico de 40 MWp, de nova construção, propriedade da ACCIONA Energía e localizado numa parcela contígua ao eletrolisador. Este fornecimento será complementado com energia da rede elétrica através de um acordo de compra de energia (PPA) com certificados de origem renovável.

POSTOS DE TRABALHO
+ 1

O investimento total associado é de 59 milhões de euros e contempla a criação de mais de 2.089 postos de trabalho diretos, entre as fases de construção e operação, dando prioridade à empregabilidade local.

O parque será implantado numa parcela adjacente e ligado diretamente à subestação própria da unidade de hidrogénio, contribuindo assim para:

  • Impulsionar a descarbonização da mobilidade e da indústria, evitando a emissão de até 31.372 toneladas de CO₂ por ano e gerando uma poupança energética de 11,6 Ktep.
  • Dinamizar a economia local, oferecendo oportunidades de desenvolvimento a fornecedores locais e regionais, e promovendo a implementação de novas infraestruturas associadas ao hidrogénio verde.
  • Criar até 2.089 postos de trabalho diretos nas fases de construção e operação, com prioridade para a contratação local.

O investimento total associado é de 59 milhões de euros e contempla a criação de mais de 2.089 postos de trabalho diretos, entre as fases de construção e operação, dando prioridade à empregabilidade local.

O H2V Zaragoza integrará toda a cadeia de valor do hidrogénio verde: geração renovável, produção, armazenamento, compressão e abastecimento. A sua localização estratégica posiciona o projeto como um nó-chave para o desenvolvimento do hidrogénio na logística, no transporte e na indústria regional.

2024

1 MW

/

1 MW

2030

1 MW