30 de novembro de 2021

ACCIONA Energía e Plug Power lançam a ACCIONAPLUG para abordar o mercado de hidrogênio verde na Espanha e Portugal.

- Liderança: A iniciativa conjunta já está trabalhando em projetos industriais e tem como objetivo produzir mais de 100 toneladas diárias de hidrogênio verde a médio prazo.

ACCIONA Energía e a Plug Power, um fornecedor líder de soluções de hidrogênio chave na mão para a economia global do hidrogênio verde, anunciaram hoje a criação de uma joint venture de 50%. A nova empresa, ACCIONAPLUG, tem sede em Madrid e desenvolverá, operará e manterá projetos de hidrogênio verde na Espanha e em Portugal.

ACCIONAPLUG também planeja fornecer serviços de armazenamento, transporte e distribuição aos seus clientes, concentrando-se inicialmente nos segmentos de negócios industrial e de mobilidade.

ACCIONAPLUG, que contará tanto com instalações de produção de hidrogênio desenvolvidas diretamente para seus clientes industriais quanto com plantas independentes de produção para sua distribuição regional, espera que suas primeiras instalações estejam operacionais em 2023. A empresa prevê alcançar em 2030 uma participação de mercado substancial no negócio de hidrogênio verde na Espanha e Portugal, com uma produção de mais de 100 toneladas diárias.

Alan Ripa, com 16 anos de trajetória em cargos executivos na ACCIONA Energía e até agora Chief Executive Supervisor da ACCIONA Energía Internacional, passará a ser CEO da nova entidade.

A joint venture combina a melhor tecnologia de eletrolisadores da Plug Power e a condição da ACCIONA como o principal distribuidor de energia 100% renovável na Espanha e Portugal.

Plug Power é um líder inovador na economia do hidrogênio verde, com mais de 50.000 sistemas de células de combustível implementados para mobilidade elétrica e o maior comprador de hidrogênio líquido do mundo. A ACCIONA Energía é a maior empresa de energia 100% renovável sem legado de combustíveis fósseis do mundo, com mais de 11GW de energia renovável em 16 países.

SOLUÇÕES COMPETITIVAS

“Ao trabalhar com a equipe da ACCIONA Energía ao longo deste ano, vimos rapidamente que compartilhamos uma visão e uma abordagem de negócios comuns. Constituir esta joint venture é o próximo passo lógico”, afirma Andy Marsh, CEO da Plug Power. “Nossas duas empresas são almas gêmeas e vislumbram um futuro descarbonizado. Trabalhando juntas como AccionaPlug, construiremos um ecossistema de hidrogênio verde robusto que ajudará a Europa a cumprir seus objetivos de sustentabilidade, posicionando a Espanha e Portugal como centros de hidrogênio líderes no mundo”.

“ACCIONA Energía e a Plug Power reúnem as capacidades necessárias para fornecer ao mercado soluções de hidrogênio verde confiáveis e competitivas. Esta nova plataforma aproveitará a presença e o histórico da ACCIONA Energía em energias renováveis e a tecnologia e o conhecimento da Plug Power no setor de hidrogênio para acelerar o implante do hidrogênio verde”, aponta Alan Ripa, CEO da AccionaPlug. “Estamos animados para começar a trabalhar com grupos interessados em se juntar a nós nesta emocionante jornada para descarbonizar a economia com hidrogênio renovável. Esta parceria reflete o compromisso da ACCIONA Energía e da Plug Power na luta contra as mudanças climáticas”.

A nova empresa já está avançando em seu ambicioso desafio de implementar o hidrogênio verde na Espanha e Portugal. A AccionaPlug está trabalhando ativamente no desenvolvimento de múltiplas instalações, incluindo duas capazes de produzir até 15 toneladas diárias de hidrogênio verde cada, para atender à demanda de mobilidade industrial e emergente.

PRIORIDADE EUROPEIA

UE e os governos dos estados membros estão priorizando a economia verde do hidrogênio em suas estratégias de recuperação climática e econômica. Anunciada em julho de 2020, a Estratégia de Hidrogênio da União Europeia apoia a instalação de pelo menos 6GW de eletrolisadores de hidrogênio renovável na UE e a produção de um milhão de toneladas de hidrogênio renovável até 2024.

Espanha e Portugal estão prontos para desempenhar um papel de liderança no caminho da economia europeia rumo à descarbonização, beneficiando-se dos níveis mais altos de recursos renováveis. O governo espanhol apresentou sua própria rota do hidrogênio em outubro de 2020, e Portugal aprovou sua rota do hidrogênio em agosto de 2020.